Símbolo de combate à violência contra a mulher, a ativista Maria da Penha está no Recife para participar da inauguração da unidade regional do Instituto Maria da Penha (IMP), marcada para a tarde desta quinta-feira (5). A entidade ficará abrigada no segundo andar do prédio da Secretaria do Trabalho, Emprego e Qualificação (Seteq). Lá, as vítimas de agressão encontrarão acolhimento e orientação. Até o fim do mês, o espaço também oferecerá cursos de capacitação profissional e empreendedorismo, contribuindo para retirar a mulher do ciclo da violência. Ainda nesse aspecto trabalhista, o IMP trabalha junto à empresa Talenses e ao Instituto Vasselo Goldoni para saber como o tema anda sendo tratado no ambiente corporativo.
“Eu tenho certeza que será um sucesso. Uma continuidade do trabalho de Regina Célia (vice-presidente do IMP). Então, é só alegria”, destaca Maria da Penha. Os cursos fazem parte do projeto Tua Vez, em parceria do instituto com a Seteq.
Nesse primeiro momento, os cursos serão direcionados às mulheres que contam com uma medida protetiva decretada nos últimos dois anos. “Esse espaço que o instituto ganhou integra um projeto maior, que intermedeia a busca de emprego ou iniciativa de empreender. O Instituto acolhe essa mulher e, depois, a envia ao Seteq para que sejam feitos os cursos”, destaca o secretário da pasta, Alberes Lopes.