Pequenas crônicas do cotidiano, abordando temas como o amor e a amizade, inspiradas na história de vida de pessoas próximas ou de contatos do meio virtual, permeiam as páginas e vira o mote do livro “Um Nordestino Disse”, escrito pelo pernambucano Luís Henrique, e que será lançado neste sábado (10) na Livraria Jaqueira, na Zona Norte do Recife. O autor é conhecido no Estado e tem bastante representatividade nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro e Fortaleza com o trabalho autoral poético desenvolvido na página homônima, onde conta com mais de 500 mil seguidores. O evento tem início às 17h e contará com sessão de autógrafos e bate papo sobre o seu processo de criação literária. O acesso é gratuito.
A obra é editada pela Editora Madrepérola e tem 218 páginas recheadas de literatura motivacional. “Eu amo o Nordeste. É uma viagem incrível desbravar a nossa região. E o título tem muito haver com isso, com o futuro. Ele surgiu da necessidade em deixar o meu legado na terra, explicando um pouco da minha vivência, trajetória e do meu amor pelo Nordeste”, afirma Luís Henrique.
Na internet, a página Um Nordestino Disse nasceu em novembro de 2013 e começou a ganhar forma e conteúdo autoral regular três meses depois. A maior parte dos seguidores das redes sociais (Facebook e Instagram) é do gênero feminino, que encabeça 85% do público, e os outros 15% são homens, na faixa etária dos 18 aos 24 anos. “Comecei o meu trabalho de criação contribuindo online para uma página nas redes sociais e depois tive uma crônica publicada no livro Poetizando a Rotina, da também pernambucana Mariana Alves, que reuniu coletâneas de autores nacionais”, explica o escritor.
O trabalho literário de Luis Henrique ganhou mais visibilidade em 2016, quando a frase “É oito ou oitenta. Cala ou grita. Vai ou fica. Pois de incerto nessa terra, já basta o nosso tempo de vida” foi recitada na novela Totalmente Demais, transmitida pela Rede Globo. Além disso, o escritor, jornalista, dramaturgo Walcyr Carrasco também usou uma camiseta com seus dizeres para divulgar a literatura do escritor pernambucano. Nesse ano, o autor fez ainda o lançamento de camisas estampadas com frases autorais no Rio de Janeiro.
A criação literária do jovem autor, de 26 anos, não para por aqui. Há um ano ele vem se debruçando em um novo projeto: “Disse o Nome”, onde começou a descrever com leveza e sensibilidade nomes próprios, fazendo com que milhares de leitores almejem ter os seus nomes descritos pela forma poética do escritor nas redes sociais.
Serviço:
Lançamento do Livro “Um Nordestino Disse” – Luís Henrique
Data: 10 de agosto
Horário: 17h
Local: Livraria Jaqueira – Rua Antenor Navarro, 138 – Jaqueira, Recife – PE, 52050-080
Preço: R$ 38,40
Acesso gratuito
Por: Elayne Costa
Foto: Divulgação