#ÉPERNAMBUCOEMFOCO

Começa a valer integração temporal do TI Recife

Após vários adiamentos, entrou em vigor nesta terça-feira (30) a integração temporal do Metrô do Recife. O sistema está sendo implementando por fases e, nesse primeiro momento, apenas os passageiros que fazem a integração do ônibus para o metrô precisam passar novamente o cartão VEM nos validadores. O intervalo da integração sem o pagamento de uma nova tarifa é de duas horas. Cerca de 45 mil usuários circulam pela estação todos os dias e são afetados pelas mudanças.

Segundo o superintendente da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) do Recife, Leonardo Vilaça, a previsão para o início da integração do metrô para o ônibus entrarem no sistema é a próxima semana. “Estamos implementando por fases e tendo cuidado para fazer passo a passo para que não tenhamos problemas”, disse o representante da companhia. “Está tudo correto até o momento e na próxima semana devemos implantar o sentido contrário”, acrescentou.

Os orientadores continuarão esclarecendo os usuários. “Tem pouca gente com dúvida. São poucas pessoas e nossos auxiliares estão para prestar esse atendimento”, concluiu Vilaça. Entre os usuários do terminal, diversas opiniões sobre o início da integração temporal. Para a cozinheira Eliane da Silva, os idosos podem ter dificuldades para passar pela catraca. “Está bem organizado. Só achei a catraca um pouco dura”, disse. Já o passageiro Adriano Ferreira se queixou do sistema. “Quando passei deu ‘limite esgotado’ e tenho que aguardar uns 10 minutos para passar de novo. Não mudou nada, só piorou”, criticou.

Uma reunião deve ser marcada com a CBTU Recife para definir as datas das próximas fases da implementação da integração temporal, segundo o coordenador de operações do Grande Recife Consórcio, Mário Sérgio Cornélio. “A previsão é quinta-feira (2) tenhamos uma reunião para definir, mas ainda não temos datas”, detalhou.

Os usuários das linhas 101 – Circular (Conde da Boa Vista), 104 – Circular (IMIP), 107 – Circular (Cabugá/Prefeitura), 116 – Circular (Príncipe) e 117 – Circular (Prefeitura/Cabugá), que compõem o TI Recife, terão de sair por uma portaria recém instalada na lateral do terminal e entrar novamente na estação do Metrô.

O VEM Comum é comercializado no TI Recife ou dentro dos ônibus com os cobradores, no valor de R$ 10 e sem a cobrança da taxa de aquisição do cartão, de acordo com o Grande Recife Consórcio. Em caso de dúvidas, sugestões ou reclamações o usuário pode entrar em contato com a Central de Atendimento ao Cliente, no 0800 081 0158, ou via WhatsApp para reclamações, o (81) 9.9488-3999.

Adiamentos
A nova data foi anunciada após um problema na comunicação entre dados da CBTU e do Grande Recife adiar o começo do esquema para esta terça. O processo de mudança, que estava prevista inicialmente para valer a partir de dezembro do ano passado, foi adiado para a segunda-feira (22) e depois para a terça-feira (23).

Fonte: Folha PE

Foto: Arthur Mota/Folha de Pernambuco

Sobre o autor

A oposição é necessária para avaliar a gestão, mas é importante distinguir entre oposição legítima e politicagem, que busca causar problemas e confundir a população. É preciso ficar atento para não cair nesse jogo manipulador.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *