#ÉPERNAMBUCOEMFOCO

LILIAN MORAES VIVENDO ENTRE A PSICOLOGIA E A MÚSICA

Por: Cláudia Montes
 
A nossa entrevista é com  Lílian Waked de Moraes Rêgo. Mas que escolheu ser chamada profissionalmente como  Lílian Waked, por ter sido o nome que conhecida no Tribunal de Justiça, onde trabalha.
 
Lilian é Analista Judiciário e tem formação em Psicologia, concursada desde 1989. Esse ano completa 30 anos de exercendo seu ofício no TJPE Tribunal de Justiça de Pernambuco, também comemora os  36 anos de formação em Psicologia. 
A jovem senhora atuou muito anos como Psicóloga Clínica e ensinou durante um bom tempo em  Universidades particulares a cadeira de Teoria Psicanalítica, e como instrutora num dos cursos de Formação  de Soldados. Curso este que  foi realizado no Centro de Formação de Soldados no bairro do Curado com Polícia Militar, Bombeiros e Polícia Civil em Recife.
 
FAMÍLIA –  “Sou de uma grande família meus pais estão casados há 59 anos. Meu pai fará 90 anos em abril/2019 e agora em fevereiro mamãe fará 84 anos. Ele de uma família de 9 irmãos e ela 8 irmãos” Diz Lílian.
 
Ainda abordando o tema família, Moares conta que o seu avó paterno era Engenheiro Cívil e foi prefeito da Cidade do Recife e que o avô materno foi pioneiro no estado na área de Turismo. Que pertence a uma familia de oito irmãos.  Há 18 anos um dos seus irmãos com 39 anos de idade faleceu. Entretanto, a filha dele foi a primeira a contemplar a família com duas lindas meninas. A família continua crescendo.
 
A CANTORA
 
Lilian Moraes Rego nos conta as lembranças quando criança e relembra que num verão, numa casa de praia, onde passou alguns dias de férias,  seu avô materno fez uma brincadeira gravando os netos cantando. 
Na época ela tinha aproximadamente uns 10 anos de idade.  Ela acabou escolhendo uma marchinha de carnaval pra cantar “Bloco da Solidão”. Todos que escutaram a gravação, que foi realizada num gravador com aquelas fitas de rolo, elogiaram minha voz e observaram que era afinada. 
“Recordo com clareza a reação de minha mãe que ficou surpresa com o meu desempenho”: Comenta sorrindo.
 
Daí então, passou  cantar com um grupo de amigos, quando se reuniamos para brincar, festejar na época do Ensino Médio. E os passos na música cada vez mais, ia se firmando. Na sequência  veio o encontro de jovens e as missas, ela cantava e louvava por prazer.
 
Aí surge a cantora: Comecou a cantar música popular com os namorados que eram músicos. Começou a surgir os convites pra cantar em missas e casamentos. Finalmente numa saida com amigas conheceu um Trio e acompanhiu as apresentações que faziam numa Galeria de Arte num casarão da Praça de Casa Forte. 
Então a grande estrela foi convidada pelo Trio para participar da gravação do CD que estava sendo gravado. E a jovem mulher evidencia dando um pulo para  uma carreira solo.
 
CONSOLIDAÇÃO
Recomecou acompanhada por Henrique Cordas com o projeto Tocando em Frente. Assim fez várias apresentações durante dois anos no antigo restaurante Aujourd’hui, espaço que a acolheu e onde fez muitas apresentações.  E não parava mais de se apresentar. Foram diversos lugares, como Antiquário, Galeria Suassuna e outros. 
 
Atualmente Lílian se apresenta no Pátio Café e realiza também algumas participações nas apresentações de Cláudio Almeida, e se sente honrada por ser acompanhada por esse grande musico. Além dele, ela também cantou  com diversas  personalidades  do  cenário musical de Pernambuco, como Canhoto da Paraíba, Renato Bandeira e Beto,  Claudinei e outros
 
PERSPECTIVA
 
A cantora Lilian Moraes pretende brevemente lançar um clip nas redes e o trabalho está em fase de gravação.
Deixando o convite aberto para sua próxima apresentação que será em março “Nem Freira Nem Frida”. Uma proposta de referência ao Mês que comemora o dia da mulher.
 
DUAS PAIXÃO PROFISSIONAL
 
Lilian faz um relatório do que viveu e vive. A psicologia e a música. 
“A vida no judiciário me fez passar por áreas destintas de conhecimento. Trabalhei com adoção internacional, Adoção,  Medidas Socioeducativas e Família. 
A música me aproxima de Deus e das pessoas. 
Esclarece que sempre enfrentaremos preconceitos, mas antes de combater o preconceito coletivo temos que nos livrar dos nossos’. Acredito no meu potencial e tenho comigo a certeza que sempre conquistarei meu espaço sem precisar passar por cima dos meus valores e respeitando o espaço do outro”.
 
MULHER
 
No cenário da mulher ela diz que não foi discriminada por ser mulher no setor profissional e acredita que a mulher tem ocupado espaço significativo no cenário  musical e profissional.
O empoderamento é a palavra da vez. A mulher estar conquistando lugares e cargos tido como apenas para homens.
Ela também está em Evidência na política, no Judiciário e na vida.  Lílian é uma mulher que gosto de ser Mulher e acredita no poder feminino, na criação e na intuição. No potencial de amar e ser amada. Admirada e reconhecida.
 
 

Sobre o autor

A oposição é necessária para avaliar a gestão, mas é importante distinguir entre oposição legítima e politicagem, que busca causar problemas e confundir a população. É preciso ficar atento para não cair nesse jogo manipulador.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *