EPISÓDIO 10: LIVRE ARBÍTRIO VERSUS DETERMINISMO (SÉRIE: CASOS ESCABROSOS DE AGRESSÃO DE ALUNOS, PAIS E RESPONSÁVEIS CONTRA PROFESSORES, ORIENTADORES EDUCACIONAIS E DIRETORES DE ESCOLAS)

Direto de Brasília-DF.

No dia 10 de março o portal R7 publicou matéria sobre a violência de genitores e responsáveis contra seus filhos, no estado de São Paulo. A matéria diz:

“R7 – Na reportagem desta quarta-feira (10), conversei com conselheiros tutelares de toda a cidade e especialistas em direitos da criança e do adolescente, que foram unânimes em dizer que as denúncias de abusos, maus-tratos e agressões em São Paulo explodiram em decorrência da pandemia do coronavírus.

Um dos motivos é a convivência mais próxima com o agressor. Antes, pais com perfis violentos passavam mais tempo fora de casa. Agora, descontam suas frustrações nos filhos. Com isso, os conselhos passaram a registrar mais casos de espancamento.

O segundo aspecto é a evasão escolar. Com a rotina de aula alterada, as escolas não conseguem identificar possíveis casos de agressão ou abuso. Isso faz com que os casos, segundo os conselhos, cheguem já como uma violência consumada nas unidades.

A lógica de “não precisar” frequentar aulas presenciais fez com que muitos pais colocassem os filhos para trabalhar. De acordo com a especialista em políticas públicas da UFABC, Silvia Abud, isso provocou aumento no trabalho infantil.

Por fim, há também a sobrecarga dos conselhos tutelares. “Não tivemos nenhum tipo de apoio psicológico para um trabalho que já era complexo”, diz Gledson Deziatto, conselheiro do Rio Pequeno e Raposo Tavares.”

O determinismo e uma de suas variantes, o co-determinismo, acentuam realidades diversas que interagem na relação de causalidade, tais como a molecular, biológico, psíquica, social, planetária, etc., tudo para determinar a existência do resultado ou efeito. Essas realidades diversas influenciariam diretamente no humano e seu meio, fazendo com que replique comportamentos e por elas molde seu caráter.

O inaceitável é que passemos a dar ao Determinismo o valor absoluto que demos, desde meados do século XX, aos nossos dias. Afinal, o que dizer da esmagadora maioria das pessoas que nasce e vive na miséria social e econômica; que esteve na infância e adolescência rodeada pela violência e nem por isto descamba para o crime?

Não será, porventura, essa disposição de dizer SIM, quando deve, e NÃO, quando deve, uma consagração da razão? Não será a capacidade de escolher a ação e até mesmo o ato de omissão, o que nos eleva à dimensão superior, a dimensão dos racionais? Como negar a existência de um universo racional separado da relação de causa e efeito. Porventura nossa razão, nossa capacidade de eleger as ações ou omissões não vem antes da causa que produz o efeito, seja ele bom ou ruim?

É essa vontade consciente e livre, ao final, que determina os resultados justos ou injustos, certos ou errados, legais ou ilegais que afetam a vida de cada pessoa. Neste terreno, causas e consequências têm naturezas distintas, mas se unem como moléculas de hidrogênio e oxigênio, que se transformam em água.

Para muitos pensadores, quem se digladia na crença absoluta do justo e do injusto é ingênuo. Penso assim também. Eis porque sempre insisto que nossa luta deve ser por reduzir a níveis toleráveis, a maldade que habita o ser humano. Se nos deixarmos educar, se nos permitirmos ser ensinados, a educação e o ensino serão barreiras éticas poderosas contra o constante alargamento das fronteiras da maldade. Não serão barreiras intransponíveis, mas ajudarão a frear, a diminuir a intensidade da autodestruição própria e do meio em que vivemos.

Quem realmente aplica sua vontade para educar e se deixar educar? Quem o faz para aprender e aproveitar o mínimo de oportunidade que a escola oferece, como agência de ensino?

É tolice negar a relação de subordinação e coordenação que existe na Natureza. Ela instituiu uma hierarquia natural que a ninguém diminui por seguir ordens e prioridades naturais.

Há rotinas e padrões impostos ao ser humano. Aprender essa disciplina da Natureza desde cedo é largar na frente da concorrência. O sangue tem de fluir nas veias, o espermatozoide tem de correr para fecundar o óvulo, o pulmão, por meio do ato padronizado da respiração tem de trocar gás carbônico por oxigênio para que nosso sangue não seja envenenado.

Por que fazemos tanto drama quando temos que seguir padrões e exercer responsabilidades, sobretudo quando esta é a causa exigida para produzir o resultado que desejamos? Quem deseja colher tem de aprender a plantar ou pagar o preço e as devidas reverências a quem planta!

Se você alcançasse o dom de viajar no tempo que coisas de foro íntimo faria? Por outro lado, qual seria seu discurso para fora, para as pessoas, para as câmeras de TV e redes sociais?

O que você é, em muitos sentidos todos somos. Temos como membros da mesma raça de humanos a mesma constituição humana. Diferenciamo-nos na fisionomia, forma de racionalizar e lidar com o ambiente que nos cerca. Mas, o que realmente nos difere uns dos outros é nosso SER interior. É ele que por meio do livre arbítrio nos capacita para escolher como planejar, coordenar e controlar as ações e omissões que permitam fugir das armadilhas exteriores e as que nosso próprio cérebro cria. Será que por isto os psicoterapeutas dizem que 80% das doenças do mundo são psicossomáticas, ou seja, criadas no interior da alma de cada ser humano?

Voltando à questão do domínio do tempo para quem desejaria corrigir erros do passado e influir na linha de tempo, penso que é traço marcante da humanidade amar o horizonte ilusório. Sempre projetamos o que não está ao nosso alcance como o horizonte ideal. Quando olhamos do presente, passado e futuro são os pontos mais distantes que gostaríamos de alcançar. Porque desejamos tanto a ambos? Porque naqueles horizontes, dizemos a nós mesmos, mudaríamos algo para tornar nossa vida ou de outrem melhor. Mas, porque não fazemos isto hoje? Porque não começamos a mudar o que devemos mudar agora, neste exato momento?

Passado não se altera e isto é fato! Mas, o futuro, em algumas medidas, podemos alterá-lo a partir de hoje. Ele é uma variável que se permite manipular através de nossas ações ou omissões.

A grande questão, portanto, não consiste em viajar para o passado ou futuro, mas fazer o que devemos fazer no momento em que devemos fazer. Somos mestres em arranjar desculpas mirabolantes, coisas impossíveis de acontecer, justamente para parecer que se pudéssemos faríamos o que devemos fazer hoje, e isto ocorre porque desta forma fingimos para nós mesmos e para os outros, que somos os “coitadinhos” que o determinismo cria.

Assim, sigo pensando que nossos problemas são de estrutura racional. Construímos nossas sociedades tal qual o pedreiro que constrói sua casa sem alicerce e com materiais errados. Não há como a casa não cair em algum momento da tempestade natural ou artificial que cedo ou tarde assola a todos.

Escolha hoje o que deseja ser no futuro, confunda seus sonhos com sua própria vida e seja disciplinado para vencer a própria negligência, a lei do descanso que todo humano cultiva.

Cada um de nós é, na maior de todas as medidas, o responsável pelo fracasso ou êxito próprio. Culpar os outros ou o meio em que nascemos ou existimos segue sendo uma ótima fórmula para atrair atenção como “coitadinhos” e de transferir nossa responsabilidade para terceiros, mas essa é a fórmula para o declínio da razão, e para o fracasso acentuado da humanidade.

 

 

621 thoughts on “EPISÓDIO 10: LIVRE ARBÍTRIO VERSUS DETERMINISMO (SÉRIE: CASOS ESCABROSOS DE AGRESSÃO DE ALUNOS, PAIS E RESPONSÁVEIS CONTRA PROFESSORES, ORIENTADORES EDUCACIONAIS E DIRETORES DE ESCOLAS)

  1. An outstanding share! I’ve just forwarded this onto a colleague who was conducting a little homework on this. And he in fact bought me dinner due to the fact that I found it for him… lol. So let me reword this…. Thanks for the meal!! But yeah, thanx for spending time to talk about this topic here on your site.

  2. Hey very cool blog!! Man .. Excellent .. Amazing .. I’ll bookmark your site and take the feeds also?I’m happy to find numerous useful info here in the post, we need work out more strategies in this regard, thanks for sharing. . . . . .

  3. The other day, while I was at work, my cousin stole my apple ipad and tested to see if it can survive a thirty foot drop, just so she can be a youtube sensation. My apple ipad is now broken and she has 83 views. I know this is entirely off topic but I had to share it with someone!

  4. Howdy just wanted to give you a quick heads up. The words in your content seem to be running off the screen in Opera. I’m not sure if this is a formatting issue or something to do with internet browser compatibility but I thought I’d post to let you know. The design and style look great though! Hope you get the issue solved soon. Thanks

  5. Thanks for the recommendations on credit repair on this blog. The things i would offer as advice to people is usually to give up the particular mentality that they’ll buy today and pay back later. Like a society we tend to make this happen for many issues. This includes holidays, furniture, along with items we want. However, it is advisable to separate your wants out of the needs. When you are working to raise your credit ranking score you have to make some trade-offs. For example you possibly can shop online to save cash or you can visit second hand suppliers instead of expensive department stores to get clothing.

  6. Thanks for your strategies. One thing I’ve noticed is the fact that banks and also financial institutions know the spending behavior of consumers and as well understand that many people max away their real credit cards around the holiday seasons. They correctly take advantage of this particular fact and begin flooding your inbox as well as snail-mail box along with hundreds of 0 APR credit cards offers soon after the holiday season ends. Knowing that if you are like 98 of the American general public, you’ll soar at the opportunity to consolidate personal credit card debt and shift balances for 0 apr interest rates credit cards.

  7. I was curious if you ever considered changing the page layout of your site? Its very well written; I love what youve got to say. But maybe you could a little more in the way of content so people could connect with it better. Youve got an awful lot of text for only having one or 2 images. Maybe you could space it out better?

  8. Hi there! This post could not be written much better! Looking through this post reminds me of my previous roommate! He constantly kept preaching about this. I most certainly will forward this information to him. Pretty sure he’ll have a very good read. Thank you for sharing!

  9. Next time I read a blog, I hope that it won’t disappoint me as much as this one. After all, Yes, it was my choice to read, nonetheless I really thought you would probably have something interesting to talk about. All I hear is a bunch of whining about something that you could fix if you weren’t too busy looking for attention.

  10. Greetings, I believe your website could be having web browser compatibility problems. When I look at your web site in Safari, it looks fine however, if opening in Internet Explorer, it’s got some overlapping issues. I simply wanted to provide you with a quick heads up! Apart from that, fantastic blog!

  11. Aw, this was a very good post. Finding the time and actual effort to create a good article… but what can I say… I put things off a whole lot and don’t manage to get anything done.

  12. After looking at a number of the blog articles on your web site, I seriously appreciate your technique of writing a blog. I saved as a favorite it to my bookmark webpage list and will be checking back in the near future. Take a look at my web site as well and tell me what you think.

  13. This is hands down one of the finest articles I’ve read on this topic! The author’s comprehensive knowledge and enthusiasm for the subject are evident in every paragraph. I’m so thankful for stumbling upon this piece as it has enhanced my comprehension and ignited my curiosity even further. Thank you, author, for dedicating the time to create such a remarkable article!

  14. I would like to thnkx for the efforts you’ve put in writing this website. I am hoping the same high-grade website post from you in the upcoming as well. In fact your creative writing skills has inspired me to get my own blog now. Really the blogging is spreading its wings fast. Your write up is a great example of it.

  15. Having read this I believed it was very informative. I appreciate you taking the time and energy to put this content together. I once again find myself spending a lot of time both reading and posting comments. But so what, it was still worth it.

  16. Hi, I do think this is a great blog. I stumbledupon it 😉 I will return once again since I saved as a favorite it. Money and freedom is the greatest way to change, may you be rich and continue to guide other people.

  17. Hello there, I do think your website may be having web browser compatibility problems. When I look at your website in Safari, it looks fine however, when opening in Internet Explorer, it’s got some overlapping issues. I simply wanted to give you a quick heads up! Other than that, fantastic website!

  18. Thanks a lot for the helpful write-up. It is also my belief that mesothelioma cancer has an incredibly long latency phase, which means that signs and symptoms of the disease may not emerge until 30 to 50 years after the preliminary exposure to mesothelioma. Pleural mesothelioma, and that is the most common type and has effects on the area throughout the lungs, could potentially cause shortness of breath, chest muscles pains, plus a persistent cough, which may cause coughing up bloodstream.

  19. May I simply say what a comfort to discover a person that really understands what they are discussing over the internet. You definitely understand how to bring an issue to light and make it important. More people must look at this and understand this side of your story. I was surprised that you aren’t more popular because you most certainly have the gift.

  20. One thing I’ve noticed is that often there are plenty of beliefs regarding the banking companies intentions any time talking about property foreclosure. One fantasy in particular would be the fact the bank desires your house. The financial institution wants your cash, not the home. They want the funds they gave you along with interest. Averting the bank is only going to draw a new foreclosed realization. Thanks for your write-up.

  21. I?ve been exploring for a little for any high quality articles or blog posts on this kind of area . Exploring in Yahoo I at last stumbled upon this web site. Reading this info So i?m happy to convey that I have a very good uncanny feeling I discovered exactly what I needed. I most certainly will make sure to don?t forget this site and give it a glance regularly.

  22. I’m really impressed together with your writing talents as well as with the format to your blog. Is that this a paid theme or did you customize it your self? Either way stay up the nice quality writing, it is uncommon to see a great blog like this one these days..

  23. I haven?t checked in here for some time as I thought it was getting boring, but the last several posts are good quality so I guess I will add you back to my everyday bloglist. You deserve it my friend 🙂

  24. Hi there, i read your blog occasionally and i own a similar one and i was just wondering if you get a lot of spam remarks? If so how do you reduce it, any plugin or anything you can advise? I get so much lately it’s driving me insane so any support is very much appreciated.

  25. I do trust all of the ideas you’ve presented on your post. They are very convincing and can certainly work. Still, the posts are too quick for newbies. May you please extend them a little from subsequent time? Thanks for the post.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top