Ao todo são cerca de 80 cursos com temas relacionados ao desenvolvimento da metodologia de Educação Emocional e Social; cerca de 2 mil pessoas serão envolvidas na ação até o mês de outubro
Teve início na última quarta-feira (8), no município do Cabo de Santo Agostinho, na Região Metropolitana do Recife, uma jornada de Cursos de Qualificação. A ação, que é voltada aos educadores, técnicos e profissionais da rede municipal de ensino, acontecerá até o mês de outubro, envolvendo cerca de 2 mil pessoas. Numa realização da Secretaria Municipal de Educação, em parceria com a Organização Inteligência Relacional, serão promovidos aproximadamente 80 cursos com temas relacionados à Educação Emocional e Social.
No primeiro encontro, realizado no auditório da Secretaria de Educação com Educadores de Linguagens e Artes, o professor Anderson Menezes abordou a temática “A escola do século XXI: saberes e competências”. Entre os pontos destacados, ele tratou sobre a concepção da escola, o ensinamento da condição humana e a complexidade do processo educacional.
“Precisamos ter métodos para construir os saberes e competências, levando em consideração aspectos fundamentais relativos a questões sociais, da cognição e da metacognição humana. Com isso, quis alertar os educadores que essa prática possibilita uma maior compreensão das competências e dos saberes em sala de aula, além de como ativar esse processo educativo com os alunos”, enfatizou Menezes.
Para Célia Menezes, professora de Língua Portuguesa da Escola Dr. Humberto da Costa Soares, na Zona Rural do Cabo, cursos de qualificação são sempre bem-vindos e enriquecem ainda mais o intelectual do educador. “Nesse encontro ficou para mim o aprendizado sobre a necessidade de repensar as práticas pedagógicas e o verdadeiro sentido do ensinamento escolar”, completou.
Já a Secretária de Educação do Cabo, Sueli Nunes, destaca a jornada de qualificação como uma importante ferramenta para área educacional. “O nosso município está desenvolvendo um projeto pioneiro com o apoio dos educadores, fortalecendo ainda mais a construção de uma Cultura de Paz. Essa qualificação chega como mais um suporte que ajudará na prática escolar e consequentemente com a melhoria dos índices de aprendizagem e de comportamento dos alunos”, disse.
Até outubro, várias serão as temáticas apresentadas aos participantes, sempre norteando o desenvolvimento da educação socioemocional no ambiente escolar e a construção de uma Cultura de Paz, a exemplo de: Regulação emocional; Comunicação não violenta; Os desafios da juventude; Educação inclusiva e muito mais.
Educação Emocional e Social
Com a educação socioemocional é possível prevenir situações de estresse, bullying, uso e abuso de álcool e drogas, depressão e violência, por meio do desenvolvimento da empatia, do diálogo, da resolução de conflitos e da cooperação, alicerces da construção de uma Cultura de Paz, presentes na Lei Antibullying, sancionada no último dia 14 de maio e também parte integrante da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Atualmente, cerca de 30 mil alunos do município do Cabo de Santo Agostinho são contemplados com esse trabalho, sendo eles do Ensino Fundamental I e II e Educação de Jovens, Adultos e Idoso (EJAI).