Campanha nacional da NTU batizada de “#MeOuça” inspira ações de empresas de ônibus em Pernambuco

“No trânsito, o sentido é a vida”. É com esse mote que a Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos (NTU) lança a campanha #MeOuça, inserida no movimento Maio Amarelo pela prevenção para um trânsito seguro. Entre as mais de 500 empresas associadas e 70 entidades filiadas está a Urbana-PE – Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros no Estado de Pernambuco.

São diversas ações, entre cursos de capacitação, palestras e distribuição de materiais informativos, para conscientização de alguns riscos presentes no trânsito. Uso de celular ao volante e ingestão de bebidas alcoólicas estão entre as principais causas de acidentes.  Dados do Ministério da Saúde revelam que, do total de acidentes, cerca de 0,5% envolve transporte coletivo, como ônibus. Ainda assim, empresas pernambucanas investem no alerta.

Palestras e capacitações

Para marcar o mês o Maio Amarelo, as empresas Metropolitana e Rodoviária Caxangá realizam capacitação de 1.300 motoristas. O treinamento contempla atualização das leis do código de trânsito, direção defensiva, penalidades, direitos e deveres dos operadores, além de dicas práticas sobre situações comuns ocorridas no dia a dia nas cidades. 

O Conorte receberá alunos de escolas públicas para assistir a palestras sobre civilidade, respeito aos idosos e cuidados no trânsito. A Borborema também foca as ações do Maio Amarelo com estudantes, promovendo uma sequência de atividades educativas. Já a Transcol, a São Judas Tadeu e a Pedrosa unem-se ao Detran e à Operação Lei Seca para levar palestras às comunidades atendidas pelas empresas.

*Mais informações sobre a campanha #MeOuça podem ser conferidas no site: www.transportepublico.org.br

Descrição: Tony-Duda