Júnior Xanfer se apresenta no projeto Hora do Frevo, na sexta (26). No sábado (27), comunicadores discutem divulgação e difusão do frevo

Fim de semana de música e reflexões sobre o mais pernambucano dos ritmos. Mantido pela Secretaria de Cultura e Fundação de Cultura Cidade do Recife, o Paço do Frevo oferece aos recifenses e turistas show do instrumentista Júnior Xanfer, nesta sexta (26), ao meio dia, no Malakoff Café. No sábado (27), às 15h, sob a mediação do passista e comunicador Otávio Bastos, o projeto Observatório do Frevo convida a jornalista Bianka Carvalho e o radialista e DJ Patrick Torquato a dialogar sobre o tema “Roda e avisa: O frevo na rádio, TV e internet”.

Canhoto e autodidata, o guitarrista, compositor e arranjador Júnior Xavier apresenta músicas autorais e de artistas como Egberto Gismonti e Guilherme Kerr, no projeto Hora do Frevo. “Coloco minha identidade aliada a experimentos rítmicos do frevo, samba, jazz e música latina”, explica.

Xavier tem contato com a arte dos sons desde os cinco anos de idade. Ele começou a atuar como guitarrista profissional aos 17. Participou de projetos sociais, viajou pelo Brasil e pelo exterior. Atualmente, além de trabalhos desenvolvidos em estúdios e da carreira solo, faz parte da Transversal Frevo Orquestra e da banda que acompanha o cantor Geraldo Azevedo.

Júnior Xavier descobriu o frevo por meio de audição de discos e procurou observar com atenção a desenvoltura de instrumentistas e cantores do estilo. “O mais importante foi me sentir livre para tocar do meu jeito, utilizando o ritmo da minha terra além de paradigmas estabelecidos e com muito carinho”, expõe.

Diálogo sobre divulgação e difusão do frevo

No sábado (27), o Observatório do Frevo apresenta o tema “Roda e avisa: O frevo na rádio, TV e internet”, às 15h, no 3º andar do Paço. O acesso é gratuito e terá a participação de Patrick Torquato, radialista da Frei Caneca FM e DJ; Bianka Carvalho, jornalista da Rede Globo Nordeste. A mediação é de Otávio Bastos, passista, professor e idealizador do canal de YouTube Mexe com Tudo.

“É uma conversa de quem faz rádio, TV e internet sobre o frevo e de como ele tem chegado nesses lugares. Também vamos refletir sobre como podemos ir além do que se tem feito. Como a gente pode conseguir se conectar de uma forma mais potente”, conta Bastos, que é discípulo do lendário Nascimento do Passo. Foi com esse mestre que Otávio desenvolveu sua paixão pelo frevo. Atualmente, ele dá aulas de “cinquentão” no Paço do Frevo. Tal estilo se caracteriza por ser pouco acrobático, aberto a improvisações e, portanto, mais acessível ao grande público.

Em 2018, o canal Mexe com Tudo conquistou o Prêmio Ayrton Almeida de Carvalho de Preservação do Patrimônio Cultural, na categoria Promoção e Difusão. O veículo, totalmente dedicado ao frevo, foi criado por Otávio Bastos para difundir as histórias e particularidade do ritmo mais pernambucano de todos.

Bastos viu na criação do canal uma forma de continuar mantendo contato com alunos de várias partes do mundo – visto que ele viaja bastante para ensinar a dança frevo – e ampliar sua difusão para além da época do carnaval. Outra coisa que faz questão de comentar é a participação no Mexe com Tudo de gente que vive o frevo. “São pessoas que fazem parte da própria comunidade falando a respeito da comunidade e refletindo sobre o mundo a partir do frevo, o ano inteiro”, destaca.

Serviço

Hora do Frevo com Júnior Xanfer

Sexta-feira, 26, ao meio-dia

Onde: Malakoff Café do Paço

Acesso gratuito

 

Observatório do Frevo

Tema: “Roda e avisa: O frevo na rádio, TV e internet”

Com Patrick Torquato, Bianka Carvalho e Otávio Bastos

Onde: 3º andar do Paço do Frevo

Acesso Gratuito

 

Paço do Frevo

Endereço: Praça do Arsenal da Marinha, s/n, Bairro do Recife.

Horário de funcionamento: Terças a sextas, das 9h às 17h; sábados e domingos, das 14h às 18h; Fechado às segundas.

Entrada: R$ 10 e R$ 5 (meia). Gratuito às terças-feiras.

Telefone: (81) 3355-9500

Site: www.pacodofrevo.org.br

GABINETE DE IMPRENSA

image.png