Ele começou como Standing (ator reserva) de Jesus, foi apostolo, homem da corte, até chegar ao papel principal, vivendo por três anos Jesus de Nazaré. Há cinco anos, Zé Barbosa interpreta o personagem Judas e nos contou um pouco como é o processo:  

 

PF: Como é para você pelo 5º Ano consecutivo viver o Judas da Paixão de Cristo de Nova Jerusalém? O que muda a cada ano?

Zé: É uma experiência fantástica, pelo lugar, pela historia que é contada, pelo texto de Plínio Pacheco, que se colocou por inteiro aqui dentro para criar essas muralhas e se isolou para escrever o texto de Judas, colocando aspectos da humanidade, nos mostrando que somos seres humanos duais, quando nos perguntamos por que não fomos feitos de todo bom e temos nossas sombras? Viver isso a cada ano é transformador. Amadurecendo cada vez mais e buscando trazer o melhor para a encenação.

 

PF: Para você o que é participar desse espetáculo tão grandioso e histórico por 10 anos?

Zé: Desde 2009 para cá passei por vários personagens e tive a honra e o privilégio de viver o próprio Jesus por três anos. Agora cinco anos como Judas, participar no maior teatro ao ar livre do mundo contando essa história que completa 52 anos, para mim é enriquecedor como artista, como ser humano, como espirito é fascinante, delirante, embriagante, mais do que tudo enriquecedor.

 

PF: Como é a Preparação para interpretar o personagem Judas?

Zé: Eu vivi, estudei e pesquisei muito a história dessa época, de todos os personagens.

Interpretar Judas requer uma preparação primeiro espiritual, permissões são pedidas, para contar essa historia, para tocar nesse personagem, tão controverso, onde temos pouquíssimas referenciam bibliográficas e documentais. O entendimento psicologia e antropológico é uma busca constante. Viver e contar com o texto de Plínio Pacheco nessa historia é maravilhoso.

Minha preparação física e metal são de muita dedicação, me centrar nessa história, me centrar no texto, no que ele está falando, no que ele quer dizer e reproduzir com meu corpo nesse lugar especial.

A temporada 2019 da Paixão de Cristo de Nova Jerusalém começou no sábado 13/04. O espetáculo, realizado no município do Brejo da Madre de Deus (PE), vai até o próximo sábado dia 20/04. Os ingressos podem ser comprados nos pontos de venda aqui em Recife da Luck Viagens; Shopping Center Recife; Shopping Rio Mar e Livraria Jaqueira.

Mais informações sobre o espetáculo podem ser obtidas pelo site www.novajerusalem.com.br,  ou Instagram  @paixaodecristooficial ou www.facebook.com/paixaodecristodenovajerusalem.

Por: Pierriza Diniz – Produtora Cultural

Leoa do Norte Produções

Foto: Divulgação