O autismo é uma síndrome que afeta vários aspectos da comunicação, além de influenciar também no comportamento do indivíduo. Segundo dados do CDC (Center of Deseases Control and Prevention), órgão ligado ao Governo dos Estados Unidos, existe hoje um caso de autismo a cada 110 pessoas. Dessa forma, estima-se que o Brasil, com seus 200 milhões de habitantes, possua cerca de 2 milhões de autistas. 
 
Esse ano a Organização das Nações Unidas (ONU) vai debater, em relação ao tema do Autismo, o acesso a tecnologias que possam proporcionar voz aos autistas – principalmente para aquelas pessoas que não conseguem se comunicar verbalmente e, que dependem de equipamentos ou serviços para se comunicar. “Precisamos alavancar o uso de recursos que contribuam para proporcionar independência e inclusão das pessoas com autismo, para que assim possam participar efetivamente da sociedade”, ressalta o Deputado Ossesio Silva (PRB-PE).
 
 
DIAGNOSTICO IMPRECISO
 
Apesar de numerosos, os milhões de brasileiros autistas ainda sofrem para encontrar tratamento adequado.
Ainda nos dias de hoje, o diagnóstico para o Autismo é impreciso. O núcleo da Universidade de São Paulo (USP) voltado ao Autismo explica que existe uma busca, no mundo todo, para entender quais são as causas genéticas do autismo. Dessa forma, como ainda não se pode afirmar geneticamente as causas do Autismo, usa-se o diagnóstico baseado em observação do paciente (que geralmente apresenta sintomas como dificuldade de comunicação, além de comportamento repetitivo). A síndrome pode ser de grau leve ou grave.
Com a instituição da Lei nº 12.764/2012, a Pessoa com Transtorno do Espectro do Autismo passou a ser considerada pessoa com deficiência, para todos os efeitos legais. O que confere a estas pessoas o direito ao acesso a políticas e benefícios públicos, a fim de melhorar a sua qualidade de vida.
Apesar dos relativos avanços na legislação, a inclusão de crianças especiais ainda é difícil. Algumas vezes o aluno é rejeitado pelos professores, pelos colegas de classe ou até mesmo pela sociedade em geral.
 
 
Texto: Priscylla Damasceno / Ascom Deputado Federal Ossesio Silva
Foto: Divulgação