A Natura foi reconhecida, em 2019, como uma das empresas mais éticas do mundo pelo Ethisphere Institute, líder global na definição de padrões para práticas éticas nos negócios. Este ano, 128 empresas foram homenageadas em 21 países e em 50 setores da indústria. A companhia aparece na lista pela nona vez na categoria Saúde & Beleza.

Entre as práticas avaliadas pela premiação, a Natura se destaca pela participação ativa em instituições ligadas à ética e na difusão dos princípios entre os colaboradores. “Este reconhecimento reforça nossa preocupação em adotar práticas responsáveis e éticas em todos os níveis, especialmente no ano em que completamos 50 anos de história. É nosso compromisso diário atuar com integridade e com as melhores práticas junto a nossos colaboradores, consumidoras, consultoras e fornecedores”, afirma João Paulo Ferreira, presidente da Natura.

“Hoje, colaboradores, investidores e outras partes interessadas estão depositando a maior confiança nas empresas para que elas assumam a liderança em questões sociais. Organizações que adotam uma visão de longo prazo, com uma estratégia baseada em propósito, não só superam as expectativas, como perduram”, disse o diretor executivo da Ethisphere, Timothy Erblich. “Parabenizo a todos da Natura por obterem esse reconhecimento”, completou.

A avaliação das empresas mais éticas do mundo é baseada na estrutura Ethics Quotient (EQ) do Ethisphere Institute, uma maneira quantitativa de avaliar o desempenho de uma empresa de maneira objetiva e padronizada. As pontuações são geradas em cinco categorias principais: programa de ética e conformidade (35%), cultura de ética (20%), cidadania e responsabilidade corporativa (20%), governança (15%) e liderança e reputação (10%).

A lista completa das empresas mais éticas do mundo em 2019 pode ser encontrada na página oficial do ranking.

 

Sobre a Natura

Fundada em 1969, a Natura é uma multinacional brasileira de higiene e cosmética. Líder no setor de venda direta no Brasil, com mais de 1,7 milhão de consultoras, faz parte de Natura &Co, resultado da combinação entre as marcas Natura, The Body Shop e Aesop, com faturamento de R$ 13,4 bilhões em 2018. Foi a primeira companhia de capital aberto a receber a certificação B Corp no mundo, em dezembro de 2014, o que reforça sua atuação transparente e sustentável nos aspectos social, ambiental e econômico. É também a primeira empresa brasileira a conquistar o selo “The Leaping Bunny”, concedido pela organização de proteção animal Cruelty Free International, em 2018, que atesta o compromisso da empresa com a não realização de testes em animais de seus produtos ou ingredientes. Com operações na Argentina, Chile, Colômbia, Estados Unidos, França, México e Peru, os produtos da marca Natura podem ser adquiridos com as Consultoras, pelo Rede Natura, por meio do app, nas lojas próprias ou nas franquias “Aqui tem Natura”. Para mais informações, visite www.natura.com.br ou acesse os perfis da empresa nas redes sociais: LinkedIn, Facebook e Instagram.

 

Sobre o Ethisphere Institute

O Ethisphere Institute é líder global na definição dos padrões de práticas comerciais éticas utilizadas em ambientes corporativos e em critérios de confiança do mercado. A organização, especializada na medição e definição dessas práticas, utiliza insights orientados por dados e ajuda as empresas a avaliarem e aprimorarem sua cultura corporativa.

Por: Jessica Mezzomo

Foto: Internet