Devido à montagem das arquibancadas para os desfiles de Carnaval, o tráfego de veículos estará parcialmente proibido na avenida Nossa Senhora do Carmo, localizada no bairro de Santo Antônio, região central do Recife, a partir do próximo domingo (17). A interdição inicial ocorrerá no sentido avenida Dantas Barreto.

Durante a festa de Momo, a via passa a ser um dos principais pontos para o desfile de agremiações. Para isso, cinco linhas de ônibus precisarão ter seus itinerários alterados e três paradas de ônibus serão desativadas provisoriamente. O trecho será liberado após a desmontagem das arquibancadas, previstas para após o Carnaval.

Com a interdição, as paradas nº 180231, 180235 e 180236 deixam de funcionar. As linhas de ônibus 013 – Jardim Beira Rio (Pina); 031 – Shopping Recife (Terminal Residencial Boa Viagem); 033 – Aeroporto; 062 – Jardim Piedade; e 200 – Jaboatão (Parador) passam a parar no ponto provisório em frente à Basílica do Carmo. Outra opção para embarque e desembarque será o Terminal de Santa Rita.


Alguns comerciantes locais não aprovam a montagem da estrutura, que acontece todos os anos na via. Segundo eles, as arquibancadas atrapalham as vendas. “A arquibancada fica bem aqui na frente, tapa a visibilidade da loja. As pessoas deixam de passar por aqui durante esse período e as vendas caem muito”, relatou o vendedor Valdeck Chagas.
  
A assistente de logística Morgana de Souza costuma fazer compras pelo centro da cidade. Ela acha que a montagem das estruturas carnavalescas atrapalha também a mobilidade de pedestres, mas defende que as alterações são necessárias para que a folia aconteça. “Esse transtorno acontece todos os anos. Os idosos mesmo se prejudicam, porque precisam andar mais para poder chegar em alguma parada de ônibus. Porém, eu adoro o Carnaval e reconheço que essas mudanças são necessárias”.

A Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU) informou que após a interdição completa da via, agentes de trânsito serão enviados ao local, durante os primeiros dias, para orientar motoristas e passageiros.

O Grande Recife Consórcio de Transportes, responsável pelas linhas de ônibus, ressalta que qualquer dúvida poderá ser tirada pelo número 0800 081 0158. A ligação é gratuita.

Fonte: Folha PE

Foto: Kleyvson Santos/Folha de Pernambuco