Por Margarida Figueiredo.

A violência no Brasil é um problema sério e precisa ser combatida, uma vez que os números aumentam a cada dia, em 2017 mil cento e noventa e cinco mortes foram registradas esse número significa que a cada oito minutos acontece uma morte por violência, na maioria das vezes esses crimes ficam no esquecimento, são casos de homicídios, feminicidios e latrocínio que o roubo seguido de morte, a maior parte dos crimes acontecem a noite , o fim de semana também apresenta um grande percentual, em 2017 aproximadamente sessenta mil pessoas foram assassinadas, o Estado do Ceará teve maior índice de mortes causadas por violência, apresentando um percentual de quarenta e oito por cento o que é considerado muito alto

. Já aqui no Estado de Pernambuco foi registrada a terceira pior taxa no que diz respeito aos homicídios, em 2017 o Estado contabilizou 5.427 assassinatos esse índice também é preocupante. A violência no Brasil em 2018 apresentou uma taxa de homicídios trinta vezes maior do que a Europa. A violência ainda em 2018 de acordo com o Fórum Brasileiro de segurança pública, 62.517 assassinatos foram cometidos no Brasil.

A violência no Brasil é o resultado da desigualdade social, e as maiores vítimas são os negros e pardos e em sua maioria homens , na verdade ninguém sai a rua com segurança de que vai voltar para casa. A impunidade com toda certeza é a principal causa da violência no País e também a morosidade da justiça. É necessário a implantação de políticas públicas no sentido de coibir a violência no Brasil.