Por Margarida Figueiredo

No Brasil o número de mulheres mortas por violência é preocupante, em 2018 houve no País 4.539 homicídios de mulheres, esse número representa um aumento de 6,1% em relação ao ano anterior.Desse total 1.133 foram registrados como feminicidios .

Os casos de estupro também aumentaram em 2018 em 8,4% , também em 2018 606 casos de lesão corporal dolosa foram enquadrados na Lei Maria da Penha. Os números de feminicidios no Brasil, chegam a 13 assassinatos por dia, segundo pesquisas sessenta e seis por cento dos casos de feminicidios acontecem na residência da vítima.

Diariamente mulheres, jovens e meninas são submetidas a algum tipo de violência no Brasil. De acordo com dados do Conselho Nacional de Justiça, há um montante oitocentos e noventa e seis mil processos relacionados a casos de violência contra a mulher para serem julgados, mostrando a presença desse desse tipo de violência cada vez mais frequente nos lares brasileiros.

A violência atinge mulheres de todas as classes sociais e etnias e por isso é um grave problema para o Brasil e se trata de uma questão que se faz necessário o enfrentamento ema denúncia das vítimas. Pois o feminicidio é qualificado como crime de homicídio contra as mulheres, mais uma vez ressaltamos que toda violência contra a mulher deve ser denunciada, não só as agressões físicas como também como também a psicológica e a violência sexual. Portanto a denúncia deve ser feita.