Amanhã (5) e sábado (6), os recifenses têm programação gratuita promovida pela Prefeitura do Recife. Entre as opções, Paço do Frevo, MAMAM, Museu Murillo La Greca, Museu da Cidade do Recife e Jardim Botânico

No próximo domingo (7), os recifenses, assim como os demais cidadãos brasileiros, estarão se preparando para a festa da democracia, para exercer o direito do voto. Antes disso, na sexta-feira (5) e no sábado (6), os eleitores terão oportunidades de se divertir, relaxar, aprender e contemplar, com as programações mais diversas dos equipamentos culturais da Prefeitura do Recife. Tem música no Paço do Frevo; mostras artísticas no MAMAM, no Museu Murillo La Greca e no Museu da Cidade do Recife; além de exposição de aves silvestres no Jardim Botânico do Recife.

No Paço do Frevo, Bairro do Recife, a sexta-feira vai ser musical. A Hora do Frevo vai receber o show do Quarteto Fios de Choro. Ao som de violino, pandeiro, cavaco e violão 7 cordas, o grupo apresenta músicas instrumentais brasileiras, misturando ritmos da cultura popular em seus arranjos, composições e improvisações. O espetáculo acontecerá gratuitamente ao meio-dia no Malakoff Café do Museu. No sábado, o Paço do Frevo estará aberto para visitações das 14h às 18h. Informações: (81) 3355-9500 e http://www.pacodofrevo.org.br/programacao.

Uma opção para quem estiver no centro do Recife neste final de semana é o Museu de Arte Moderna Aloisio Magalhães (MAMAM) que apresenta a mostra gratuita Autopoese, do artista visual, cineasta, compositor, músico, ator e poeta Alexandre Dacosta. A exposição conta com vasto acervo, que transita, conceitualmente, entre o poema-objeto, a poesia gráfica e o vídeo. O museu, mantido pela Secretaria de Cultura e pela Fundação de Cultura Cidade do Recife, funciona das 13h às 17h no sábado. Para saber mais: (81) 3355-6871.

E por falar em centro do Recife, é bom lembrar que no museu Murillo La Greca, a mostra {Centro} o design do dia a dia, assinada por Arthur Braga, convida os recifenses a parar para contemplar as paisagens que não são percebidas na pressa do cotidiano. A exposição conta com 31 fotos do centro comercial da cidade, feitas por Jão Vicente e Liêdo Maranhão em diferentes momentos históricos, além de 18 placas confeccionadas pelo letrista Carioca, que trabalha para os comerciantes do Centro, e os tamboretes de Quinha. A exposição é gratuita e aberta ao público. Aos sábados, o La Greca funciona das 15h às 18h. Informações: (81) 3355-3129.

Já os fãs de história podem fazer uma visita ao Museu da Cidade do Recife, dentro do Forte das Cinco Pontas.  Está em cartaz a exposição Cinco Pontas, que reúne gravuras originais do período holandês, desenhos de Frans Post, mapas históricos, fotografias, textos, achados arqueológicos feitos no interior do prédio (balas, cachimbos, conchas) e objetos de demolição da Igreja dos Martírios. A mostra, que reforça a candidatura do museu a patrimônio da Unesco, conta ainda com animações e vídeo-aulas. O equipamento abrirá normalmente neste sábado, das 9h às 17h. O público poderá ainda participar da atividade O Forte e o Tempo, partilhando o desafio de construir o seu próprio forte. A entrada é gratuita. Contato: (81) 3355-9540.

Além disso tudo, a Prefeitura do Recife, em parceria com Observadores de Aves de Pernambuco (OAP), fará uma exposição sobre os pequenos habitantes do céu e o trabalho dos ornitólogos. Algumas aves silvestres, como gaviões e araras, serão levadas para o Jardim Botânico do Recife, para serem vistas de perto pelo público. A atividade marca o Dia das Aves, comemorado na sexta-feira, 05 de outubro. A exposição ficará no pátio próximo ao prédio da administração e poderá ser apreciada por todos a partir das 9h. Os visitantes ainda terão a chance de participar de uma caminhada ecológica voltada para observação de aves na área de Mata Atlântica do equipamento.

No domingo (7), em virtude das eleições, os equipamentos culturais vinculados a Prefeitura do recife estarão fechados. Na semana seguinte, as atividades voltam a ser realizadas normalmente.

Foto 1: Maurício Wanderley | Mostra Autopoese no MAMAM

GABINETE DE IMPRENSA