Por: Josinaldo Oliveira . O PROVOCADOR.

CONSTANTEMENTE VEMOS TRANSEUNTES JOGANDO LIXO NAS CALÇADAS. POR QUE ESSE MAU COSTUME? SABEMOS QUE ESSA ATITUDE É FALTA DE EDUCAÇÃO. MAS, QUAIS SÃO OS MOTIVOS INTRÍNSECOS?

AS PESSOAS MARGINALIZADAS QUE SÃO MORADORAS DE RUAS, TENHAM LÁ SEUS MOTIVOS, APESAR QUE NÃO JUSTIFICA. MAS, AQUELAS QUE TÊM RESIDÊNCIA FIXA, QUAL SERÁ? SERÁ POR DESCONHECEREM A HISTÓRIA DE NOSSA CIDADE? NÃO JUSTIFICA , TAMBÉM. E AGORA, COMO IREMOS ADENTRAR NESSA PROBLEMÁTICA? SERÁ QUE CADA MOMENTO EM QUE UM INDIVÍDUO DEPOSITA O SEU LIXO, IDENTIFICA-SE UM COMPORTAMENTO NA PERSONALIDADE? ACREDITO QUE SIM. A DISSIMULAÇÃO, A CONIVÊNCIA, A CRIMINALIDADE, O ABUSO, A REVOLTA, ENTRE OUTRAS MAZELAS DA NATUREZA HUMANA, TRANSPARECE MUITO BEM. POR QUE UM INDIVÍDUO BEM EDUCADO, TENDO UMA FAMÍLIA ESTRUTURADA , NÃO IRÁ PASSAR POR ISSO, EM NENHUMA HIPÓTESE. A PROBLEMÁTICA É UM CASO DE SAÚDE PÚBLICA, NO QUE DIZ RESPEITO À SANIDADE MENTAL. POIS, HÁ ANOS VÁRIAS GESTÕES NA PREFEITURA, INVESTIRAM MILHÕES EMPREGANDO EM MÍDIA PARA EXTIRPAR ESSA MAZELA DE ATITUDE NA CIDADE. NO ENTANTO NADA MUDOU. POIS BEM, ATÉ QUANDO ESPERAREMOS UMA AÇÃO CONTUNDENTE QUE VENHA A SURTIR EFEITO? COMO SERÁ A METODOLOGIA MAIS ADEQUADA? É UM TRABALHO QUE DEVE SER DESENVOLVIDO PELA SOCIEDADE, EM FÓRUNS ESPECIAIS? VOCÊS QUE JÁ TÊM BASTANTE HISTÓRIAS DE VIAGENS PELO MUNDO AFORA, PODERÃO CONTRIBUIR MUITO EM UM FÓRUM DESSA QUALIDADE.

AS UNIVERSIDADES, AS ESCOLAS PÚBLICAS E PRIVADAS, AS ASSOCIAÇÕES, GRUPOS E INTERESSADOS, TAMBÉM.

ASSISTI a UMA MATÉRIA JORNALÍSTICA NA TV, SOBRE A LIMPEZA PÚBLICA NO JAPÃO. TODA A SOCIEDADE FOI ENVOLVIDA PARA ADQUIRIR A RESPONSABILIDADE NA QUESTÃO. DEU RESULTADO POSITIVO.

QUEM NÃO LEMBRA A ATITUDE DOS JAPONESES NA COPA DO MUNDO AQUI NO BRASIL, INCLUSIVE NO RECIFE?

VEJAM O GRAU DE RESPONSABILIDADE DESTES CIDADÃOS JAPONESES ULTRAPASSANDO FRONTEIRAS.

ENTÃO É ISSO, MINHA GENTE. NÃO ADIANTA CHAMAR O POVO DE SUJISMUNDO OU OUTRA DENOMINAÇÃO QUALQUER, GASTAR MILHÕES EM PROPAGANDAS INÚTEIS QUE NÃO DÃO RESULTADO ALGUM. ATÉ PORQUE A POPULAÇÃO, NÃO PARTICIPANDO DESSES PROJETOS, NÃO SABE O VALOR DO QUANTO FOI GASTO, VENDO SEU DINHEIRO PERDIDO. DINHEIRO PÚBLICO É SAGRADO POIS VEM DO SUOR DOS CONTRIBUINTES.

A DEMOCRACIA É CONSTRUÍDA COM PARTICIPAÇÃO DE TODOS, CADA UM DEVE CONTRIBUIR PARA O CRESCIMENTO DA NAÇÃO. CRITICAR GOVERNO, GOVERNO CRITICA O POVO, NÃO CHEGAREMOS A LUGAR ALGUM. ESSE DUALISMO SÓ FAVORECE AOS CORRUPTOS QUE SÃO VERDADEIROS LOBOS NO SISTEMA.

QUAL ENTIDADE ESTARÁ DISPOSTA A CEDER UM AUDITÓRIO?

QUAIS ASSOCIAÇÕES PARTICIPARÃO?

QUAIS GRUPOS ESTARÃO DISPOSTOS A SOMAR ESSA EMPREITADA?

QUE PROFISSIONAIS, INDIVIDUALMENTE, TERÃO DISPONIBILIDADE?

QUAIS OS CIDADÃOS COMUNS QUE VIRÃO DAR SUA OPINIÃO?

AGUARDAMOS.