Em dezembro de 2023, a Lei complementar nº. 123/2008, que regulamenta a atuação do microempreendedor individual (MEI), completa 15 anos e reforça os recordes de adesão de novos empreendedores. De acordo com o Sebrae, em todo o país existem mais de 14,8 milhões de cadastros ativos nesta modalidade, representando 73,4% das empresas ativas no Brasil.
Esse cenário de expansão do pequeno empreendedor também pode ser visto no setor de pizzarias. Segundo um levantamento realizado pela Associação Pizzarias Unidas do Brasil (Apubra), existem mais de 36 mil pizzarias enquadradas pelo regime MEI no país.
O estudo também revela que nos últimos três anos, o número de aberturas de MEI no segmento (24.494) superou o de fechamentos (14.146). Já quando falamos de abrangência por regiões, temos o Sudeste como o maior representante do mercado de pizza, visto que a região concentra 50% dos empreendimentos em operação. Em seguida, encontra-se o Nordeste (21%), Sul (15%), Centro-Oeste (9%) e Norte (5%).
Apesar de ser uma alternativa para começar a empreender, a associação reforça a importância desta modalidade de negócio ser apenas um pontapé para o início de uma jornada empreendedora, na qual precisa passar por critérios de regularização na parte sanitária e tributária de cada região.